viernes, 31 de diciembre de 2010

FELIZ 2011 PARA TODOS


El vereador de Chuí Brasil Luis Soares, líder del Partido Progresista de esa ciudad, saluda a todos los ciudadanos de la frontera, especialmente a los uruguayos, en el marco de las celebraciones de estas fiestas navideñas y de fin de año.
Al levantar la copa este primero de enero, mi primer deseo será desearles todo lo mejor en este 2011, y pediré que todos sus anhelos se hagan realidad.
En este próximo año, trabajaremos aún más intensamente por lo intereses en común de ambas ciudades fronterizas, en pos de un futuro mejor.
Desde ya muchas gracias al pueblo uruguayo por su actitud permanente de integración regional.

Vereador Luis Soares.
  

jueves, 2 de diciembre de 2010

ASSUNTO SOBRE O LIVRE COMERCIO E FREE SHOPS NO CHUI/RS.


MANDATO PARLAMENTARJerônimo defende urgência na regulamentação do livre comércio em cidades de fronteira
Alexandre Farina - MTB 8947 - 29/11/2010 - 18:18
Comissão do Mercosul buscará apoio da bancada federal gaúcha para aprovação de projeto que tramita em Brasília
O Deputado Jerônimo Goergen (PP), autor de requerimento de audiência pública que debateu no Chuí o livre comércio em cidades brasileiras de fronteiras, entende que é fundamental a aprovação urgente do Projeto de Lei nº 6.316/2009, que tramita em Brasília e que trata da regulamentação da questão, autorizando a instalação de “Zonas Francas” (Free Shoppings) , na área terrestre de pontos de fronteira, servidos por Rodovia Federal. Tal iniciativa já foi aperfeiçoada por substitutivo ao Projeto de Lei, especificando que esta permissão seja direcionada à municípios caracterizados como “cidades gêmeas”, localizados em linhas de fronteira com o Uruguai, Argentina e Paraguai.
Este foi o tema da audiência pública, realizada nesta segunda feira (29), na Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa, que contou com a presença de representantes dos municípios gaúchos de fronteira diretamente interessados, além de entidades comerciais e de serviços, Federações e OAB-RS. O tema preocupa os municípios regionais, tendo em vista que verifica-se um constante prejuízo comercial nas cidades brasileiras, que convivem com a facilidade de aquisição de produtos mais baratos em municípios localizados na fronteira de outros países. “ Esta medida favoreceria o consumidor brasileiro que compraria em seu país. Da mesma forma estes novos Free shops atenderiam os públicos uruguaio e argentino, que poderiam adquirir produtos no Brasil, reforçando a nossa economia”, diz Jerônimo Goer gen.
A aprovação do substitutivo ao Projeto de Lei 6.316/2009 que tramita na Câmara Federal é considerado pelo Deputado Jerônimo Goergen um passo importante, a ser encaminhado o mais rápido possível em Brasília: “ Penso que a regularização de mercado em nossa fronteira somente acontecerá, com a instalação de Free shops nas cidades gêmeas ou com a criação de uma zona de livre comercio, com a venda de produtos sem impostos, exclusivamente para estrangeiros. Desta forma atrairemos compradores para nossos municípios. Estarei atuando intensamente em Brasília para levar adiante a aprovação deste substitutivo, para que possamos atender aos pleitos da região de fronteira e eliminar desigualdades que prejudicam nossa economia”, avalia Jerônimo.
Isso significa um avanço muito importante para a nossa fronteira, onde temos deputados comprometidos com o CHUI, para que esse tema do livre comercio, siga adiante e eu tenho a certeza que empenho e dedicação não vai faltar, tanto para o legislativo local, como para a bancada de deputados federais e estaduais, diz o vereador Luis Alberto
.
(FUENTE: Luis Soares)